Top
Fone(s): (33) 98829 1030 / (33) 3522 4339
Whats App: 988291030
E-mail(s): contato@santaajudaestudar.com.br

Santa Dica

Total de Registros: 10

 

Aprenda a gostar de estudar
Às vezes, precisamos nos acostumar com certos alimentos que nos fazem bem, como alguns legumes e vegetais. Com o tempo, a gente acaba até gostando. O mesmo pode acontecer com os estudos – ou com as matérias em que você tem mais dificuldade. Esforce-se para aprender a gostar delas. Quando começamos uma tarefa com pensamentos como “que droga, vou ter que estudar essa matéria horrorosa!”, a coisa já começa mal e sua mente não vai ajudar tanto quanto ajudaria em algo prazeroso – como o videogame.

 

 

APRENDENDO A APRENDER – EXISTEM ESTRATÉGIAS QUE FACILITAM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS

Você já ouviu a expressão “aprender a aprender”? Pode parecer estranho, mas trata-se de uma metodologia de ensino que adota processos para que o aprendizado  seja mais eficaz e interessante.

 Pouca gente sabe, mas existe uma série de estratégias que facilitam a aquisição de conhecimentos nas mais diversas áreas: Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia, entre outras.

 A descoberta e o domínio dessas estratégias  constitui a base do “aprender a aprender”.

É como se o aprendizado fosse mais uma matéria. Ou seja, o foco de estudo são as próprias etapas de aprendizado.

O aprender a aprender vem de encontro a uma realidade que vivemos hoje, que é a de necessidade de atualização constante.

Sob esse aspecto, existem técnicas para estudar para otimizar os estudos : estatísticas mostram que tanto em exames vestibulares, quanto em concursos públicos,os candidatos com melhores resultados não são os que acumularam mais horas de estudo, mas os que aproveitaram essas horas de forma mais inteligente. Como? estudando de forma correta. 

fIQUE LIGADO NAS DICAs e aprenda mais um pouco sobre esse assunto.

 

AS PROVAS

Como já havia sido anunciado, as provas do Enem 2017 passam a ser em dois domingos e acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. A prova do primeiro domingo, que terá a duração de 5 horas e meia, contará com a redação e provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. As provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias acontecerão no segundo domingo e terão 4 horas de duração. Em ambos os dias, os portões abrem pontualmente às 12h e fecham às 13h. O início das provas está previsto para às 13h30. É recomendado que o candidato chegue com ao menos uma hora de antecedência ao local da prova. 

SEGURANÇA DA PROVA

Outra novidade é a utilização de cadernos de questões personalizados com o nome e o número de inscrição dos alunos. Não será mais preciso que o aluno identifique a cor da prova recebida. Os cartões de resposta encartados também levarão os dados do candidato. Os quatro cadernos diferentes, identificados por cores, serão mantidos.

REDAÇÃO NO 1º DIA DE PROVA

O MEC mudou o dia da prova de redação. Antes, ela era cobrada no segundo dia, junto com as 45 questões de matemática e as 45 de linguagens. Agora, redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro domingo (5/11). Com isso, o primeiro dia de provas passa a ter duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois (12/11) será feita a prova de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia para realização.

FIM DO RANKING DO ENEM POR ESCOLA

O MEC informou que não haverá mais o resultado do Enem por escola – dado que costuma ser disponibilizado anualmente. Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as instituições públicas e privadas poderão saber suas classificações em relação a outras escolas do país. Conforme explicou a presidente do INEP, Maria Inês Fini, caso um colégio não queira participar dessa avaliação não terá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

 

COMO FAZER O TIPO DE PROVA DO ENEM: COM UM ENUNCIADO GRANDE

Com uma metodologia bem diferente dos outros vestibulares, o exame do ENEM  busca avaliar a compreensão e a capacidade de raciocínio dos candidatos.

SENDO ASSIM, É PRECISO QUE VOCÊ SE PREPARE LEVANDO ISSO EM CONTA:

Nas provas do ENEM, há grandes enunciados  e muitos estudantes ficam ansiosos  ao ler  as questões tão grandes ...O que você talvez não saiba é que, ao contrário de outros vestibulares, nas provas do ENEM, os textos realmente servem como apoio para que o estudante responda à questão, e não como uma forma de confundir o candidato. Portanto, ler o texto com atenção é uma boa idéia.

 

DICAS NA HORA DE RESPONDER:

 

  • A técnica das palavras-chave:Ler as alternativas com bastante atenção é fundamental. Procure por palavras-chaves, ou seja, aquelas que se repetem com frequência nas afirmativas. Se três respostas incluem uma palavra específica, as chances de uma delas ser a correta são grandes.
  • Analise com calma : leia, releia, sublinhe, circule, rascunhe do lado.
  • Atenção às alternativas: Fique atento a pequenas variações entre as alternativas, muitas vezes apenas uma palavra muda de uma opção para a outra, e pode ser justamente ela a responsável pelo seu acerto.
  • Descarte : analisando a questão, vá descartando aquelas alternativas que que você já tenha certeza que não é a correta. Foque entre apenas aquela que te deixou com incerteza.
  • Relacionar questões: ao fazer a prova, pode ser que em uma outra questão exista um enunciado que possa elucidar ou esclarecer uma questão anterior ou posterior. Muitas vezes ela pode ajudá-lo a entender melhor , assim, marcar a alternativa correta.
  • Passe adiante : Não sabe de jeito nenhum? Passe adiante, pule essa questão. Ganhe tempo para responder as que você pode acertar.

 BOA PROVA!

 

 

 

Como se preparar para o ENEM?

Essa é uma das perguntas que mais aflige os estudantes. Afinal, para conseguir uma boa nota no ENEM, é preciso estudar bastante!

Além de ter que se preocupar com a prova em si, parte dos inscritos ainda está matriculada no colégio e, portanto, precisa dividir a atenção com atividades escolares. Mas esse desafio pode se transformar em um trunfo, sabia? Aproveitar as aulas para tirar dúvidas, fazer resumos e definir um cronograma de estudos a fim de evitar se perder entre os diversos temas cobrados é uma ótima pedida!

Além do mais, manter-se bem informado é outra dica .Os estudantes devem ler reportagens, ouvir noticiários , assistir a programas educativos e discutir ideias com os amigos para manter os conhecimentos gerais fresquinhos na hora da prova.

Quem pode se inscrever e como são feitas as inscrições?

O exame é destinado principalmente a alunos de Ensino Médio, mas também pode ser feito por quem já se formou. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Aqui vale ressaltar um detalhe importante: a participação só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição e o comprovante de inscrição fica disponível on-line, também no endereço do Inep. O candidato deve ficar atento para acompanhar sua situação.

Quem está isento do pagamento da taxa de inscrição?

Existe sim a possibilidade de pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM. Para isso, o candidato deve estar matriculado em uma escola pública, declarar-se pertencente a família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Mais uma vez, todas as informações estão disponíveis no site do Inep.

Como é o atendimento a alunos em condições especiais?

Na hora da inscrição, o candidato deve informar sua condição especial e declarar quais são os recursos necessários para que possa realizar a prova tranquilamente. Lembrando que, caso faça a solicitação, o estudante pode ter que apresentar os respectivos documentos comprobatórios.

Que documentos são aceitos no dia da prova?

No dia da prova é preciso levar um documento de identificação original. Cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH) com foto são os documentos aceitos. Já certidão de nascimento e título eleitoral não são aceitos, pois não possuem foto. Lembre-se ainda de conferir a condição do documento, viu? Se houver algo ilegível ou danificado, o candidato corre o risco de ser impedido de realizar a prova.

Quais objetos são proibidos?

Ganhou um boné novo? Melhor deixar em casa. O participante do ENEM não pode usar bonés, chapéus, óculos escuros, fones de ouvido, gorros e similares. Também é proibido o uso de lápis, lapiseiras, borrachas, livros, manuais e anotações. Obviamente, qualquer tipo de arma também é vedado, mesmo com documento de porte. Aparelhos eletrônicos e celulares também devem permanecer desligados e guardados no devido porta-objetos fornecido pela organização. O recipiente será lacrado e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local.

Quais atitudes podem eliminar o participante?

O candidato deve evitar atitudes impensadas para não colocar tudo a perder. É importante prestar bastante atenção desde a inscrição, pois informações erradas podem impedir o participante de fazer a prova. E aqui também vale a regra do bom senso, viu? Os aplicadores e demais colaboradores devem ser tratados com cortesia, uma vez que quem perturba ou cria desordem pode ser eliminado na hora. Se o candidato se comunicar com outra pessoa (seja verbalmente, por escrito ou por meio de equipamento eletrônico), ambos podem ter as provas anuladas.

O que pode zerar a redação?

Especialmente no ENEM, a redação é bem importante, tanto que os critérios de correção são rigorosos, abrangendo do conteúdo à estrutura do texto.

 Serão zeradas as redações que não forem escritas na folha correta, que tiverem menos de 8 linhas ou que contenham algo impróprio, como palavrões ou opiniões que desrespeitem os direitos humanos, por exemplo. Por isso, é fundamental que o aluno leia muito, pratique a escrita e desenvolva seu senso crítico ao longo de sua formação escolar.

Como conseguir uma vaga em uma instituição pública?

Com os resultados em mãos, o que os alunos mais querem saber é se fizeram pontos suficientes para ingressar em uma instituição de ensino superior, certo? Quem busca uma vaga em uma universidade pública deve se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É por meio desse sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que as instituições públicas de educação superior oferecem vagas aos participantes do ENEM.

Após a inscrição, o candidato deve definir, por ordem de preferência, até 2 opções de vagas em cursos participantes do Sisu. Mas fique tranquilo, porque essa escolha pode ser modificada durante todo o período de inscrição. Nessa hora, o candidato também pode escolher se vai concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas destinadas a políticas afirmativas. Encerrado o período de inscrição, os alunos com as melhores colocações em cada curso serão selecionados automaticamente pelo sistema.

 

Às vésperas do exame, é comum bater aquela dúvida se vale a pena estudar um pouco mais. Sim, vale a pena:

Revisar pode ser uma opção, desde que não haja expectativa de aprender algo que ficou para trás, pois não dá tempo de correr atrás do prejuízo. Melhor é garantir ponto naquilo que você já aprendeu. Revise apenas aquilo que ja sabe

Fazer provas anteriores é bem interessante em qualquer tipo de exame, mas é importante que o aluno resolva como se fosse real, até para medir o tempo que vai levar.

Estudar através de revisões nesta reta final também pode ajudar o estudante , pois é muito comum o aluno se sentir inseguro e ao responder as provas antigas, ele vai perceber que muitos conteúdos se repetem e vai adquirindo mais confiança.

Ao fazer provas de edições passadas, é importante que os estudantes confiram as respostas nos gabaritos oficiais e busquem videoaulas e programas on-line que explicam a resolução das questões que eles erraram.

Portanto, estudar às vesperas do Enem,pode dar mais segurança ,pode render uns pontinhos a mais... mas só para o estudante que já se preparou antecipadamente.

INTERVALO ENTRE OS ESTUDOS

Segundo David Schlesinger, neurocientista do Hospital Albert Einstein, temos um tempo limite de concentração. “De 45 minutos a uma hora é o máximo de tempo que a maioria das pessoas consegue se concentrar em um só assunto. Por isso precisamos de intervalos entre as aulas, por exemplo”, afirma. Porém, tenha disciplina! Não deixe que o intervalo dure o dia inteiro.

Sempre dá para revisar alguns conteúdos nas semanas que antecedem o exame. Portanto, capriche: continue fazendo testes a si mesmo para relembrar os conteúdos revistos.

Aproveite este mês também para tirar possíveis dúvidas sobre as matérias com os seus professores e pedir dicas .Muitas vezes eles podem ajudá-lo a estudar ainda melhor!

Por fim, essa é a hora de começar a revisar as matérias com as quais você tem mais facilidade, mas se você ainda achar que precisa de mais tempo com outra disciplina, vá em frente e continue a estudando. Cabe a você definir as suas prioridades.

DICA IMPORTANTE

Não se esqueça de se alimentar bem e dormir o suficiente. Lembre-se que o importante não é a quantidade de horas estudadas, mas sim a qualidade delas.

 

                                                                                     PERSEVERANÇA

 

 

Você é do tipo perseverante ou é daqueles que têm muita iniciativa e pouca “acabativa”? Refiro-me aquele tipo de gente que fica sempre eufórica para começar algo (como um novo projeto, tarefa, curso, emprego, regime para emagrecer, leitura de livro ou simplesmente fazer exercícios físicos), mas têm sempre um bom motivo para não concluí-lo. Se esse for o seu caso, não se preocupe tanto, pois você é igual a maioria das pessoas.

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança."

Mas, afinal de contas o que é perseverança? A palavra no grego, que se escreve proskartereo, significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”. Etimologicamente, perseverar é continuar firme e constante no propósito. Todos conhecemos muitos bons exemplos de pessoas que venceram graças à perseverança. Aliás, o que não faltam, também, são bons filmes nessa direção. Os meus dois favoritos são: “Homens de honra” e “Em busca da felicidade”

No filme Carl (interpretado por Cuba Gooding Jr.), oriundo de família humilde, foi para a Marinha americana, lutou muito e se destacou. Mas, quando os bons ventos sopravam a seu favor, sofreu um terrível acidente e ficou deficiente. Apesar do problema físico, das proibições e de todas as resistências, ele perseverou e alcançou o seu sonho.

Já o filme “Em busca da felicidade”, baseado em fatos reais, evidencia o quanto o trabalho duro ético e direcionado pode nos conduzir ao triunfo. Trata-se de um homem obstinado e que nunca perdeu as esperanças. Para sobreviver e sustentar o filho, ele lutou com todas as suas forças, enfrentou circunstâncias árduas, mas foi coroado com a vitória. 

E quanto a você: de que lado tem ficado? Dos que perseveram e vencem, mesmo sob as piores circunstâncias, ou prefere culpar a má sorte?
Teimosia é uma característica importante . É a atitude de transformar sonhos em realidade independentemente das dificuldades.

Priorizar o foco nas soluções, e não nos problemas pensando: o que fiz para sair de uma situação adversa? O que eu fiz de bom, para mudar, para construir? E com base nas respostas reinventar-se!  MÃOS À OBRA... NUNCA DESITA.

                                                                PENSE NISSO!

 

 

 

TENHA REGULARIDADE EM SEUS ESTUDOS

Um fator importantíssimo na construção do seu cronograma de estudos é a manutenção de uma regularidade no contato com os estudos.

Digo sempre que é melhor estudar duas horas por dia em uma semana (chegando a 14 horas semanais) do que estudar 10 horas em apenas dois dias da semana (chegando a 20 horas semanais). A regularidade faz muita diferença, pois lhe torna íntimo do assunto.

Então, aqui vai uma regra de ouro: organize seu cronograma para que seja possível estudar pelo menos 5 dias da semana.

Se for possível, deixe apenas um dia do seu final de semana livre (o domingo, por exemplo). Dois dias seguidos sem contato com os livros já gera uma defasagem indesejável.

Além da regularidade, divida o tempo com o máximo de equivalência possível. Algumas pessoas têm mais tempo livre em alguns dias em relação a outros. Tente deixar isso o mais linear possível, para que todos os ciclos de estudo fiquem quase iguais.

Acredite: seu corpo e sua mente vai se acostumar com a rotina estabelecida, ao ponto de sentir falta no dia em que você não estuda.

(33) 98829 1030 / (33) 3522 4339
988291030
contato@santaajudaestudar.com.br
Rua: José Luiz Tanure , nº 09, Bairro Ipiranga - Teófilo Otoni - MG - CEP: 39.801-022

Horário de atendimento

SEGUNDA À SEXTA: Manhã: 7:30 h ás 11:30 h / Tarde: 13:30 h ás 17:30 h / Noite: 18:30 ás 22:30 (por agendamento) / SÁBADO E DOMINGO: aulas, cursos e palestras (por agendamento).
© Todos os direitos Reservados SANTA AJUDA - Centro de Aprendizagem Educacional