Top
Fone(s): (33) 98829 1030 / (33) 3522 4339
Whats App: 988291030
E-mail(s): contato@santaajudaestudar.com.br

Notícias

OS EFEITOS DE UMA NOITE MAL DORMIDA  NO DESEMPENHO NOS ESTUDOS E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

06/09/2017- Fonte: Revista exame

 

OS EFEITOS DE UMA NOITE MAL DORMIDA  NO DESEMPENHO NOS ESTUDOS E NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

As primeiras horas de sono podem até auxiliar na recuperação física e metabólica, mas não contribuem para uma parte importante do desenvolvimento mental.

De acordo com a neurocientista Carla Tieppo, o sono não é igual durante a noite toda. Então, fragmentar o descanso em sonecas ou dormir pouco pode influenciar no nosso desenvolvimento de longo prazo.
O tempo ideal do sono varia de acordo com a idade, segundo Carla: em média, adolescentes devem dormir 9 horas, enquanto jovens adultos precisam de 8 horas de descanso, e pessoas mais velhas precisam de 6 ou 7 horas. Conheça as consequências de uma noite mal dormida para o rendimento nos estudos:

1.MÁ CONCENTRAÇÃO

Dormir pouco  ou só tirar sonecas durante o dia traz prejuízos graves à atenção, elemento essencial no processo de aprendizagem de um novo conteúdo. A neurocientista explica que océrebro já tem dificuldades naturais para executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo, e, dormir pouco prejudica ainda mais essa habilidade.

  1. PERDA DE MEMÓRIAS 

Os estudantes que estudam até de madrugada podem ter a memória prejudicada, pois o processo de fixação de lembranças acontece no estágio R.E.M. (Movimento rápido dos olhos), afase mais profunda do sono. Além disso, sonos de curta duração atrapalham o aprendizadode maneira geral.

3.BLOQUEIO CRIATIVO

Segundo Carla, a fase R.E.M. também é responsável por estimular a capacidade de desenvolver ideias originais. “Quando não atingimos esse estágio do sono, nossa  capacidade criativa pode ser prejudicada”, explica

4.DESCONTROLE EMOCIONAL

Uma noite mal dormida pode acarretar em impulsividade, fator que pode afetar a motivação ,a autoestima e ainda abalar emocionalmente o candidato. “O sono insuficiente é inimigo da inteligência emocional”, destaca Carla.

5.ANSIEDADE

Dormir pouco é um fator de estresse para o organismo, que identifica a prática como uma não-adaptação. Como reação, o organismo libera uma série de hormônios como o cortisol e a adrenalina que trazem ansiedade e irritação.

Com informações de Revista Exame

Total de Registros: 13
(33) 98829 1030 / (33) 3522 4339
988291030
contato@santaajudaestudar.com.br
Rua: José Luiz Tanure , nº 09, Bairro Ipiranga - Teófilo Otoni - MG - CEP: 39.801-022

Horário de atendimento

SEGUNDA À SEXTA: Manhã: 7:30 h ás 11:30 h / Tarde: 13:30 h ás 17:30 h / Noite: 18:30 ás 22:30 (por agendamento) / SÁBADO E DOMINGO: aulas, cursos e palestras (por agendamento).
© Todos os direitos Reservados SANTA AJUDA - Centro de Aprendizagem Educacional